Acesso ao contéudo
 

Informações Sobre Zumbido Auditivo e Terapia com Som Ambiente

Informações Sobre Zumbido Auditivo e Terapia com Som Ambiente

 

O que é o Zumbido. O zumbido é uma queixa que afeta uma em cada cinco pessoas, sendo mais importante  na população idosa. Tanto o zumbido (ruído) quanto a alucinação auditiva (ouvir vozes por exemplo) representam a percepção de sons que não existem no mundo objetivo; a diferença entre ambos é que o zumbido é apenas um ruído e a alucinação sendo mais complexa com percepção de objetos mais complexos com música, vozes falando etc. Embora tenha uma existência apenas subjetiva, o zumbido não é uma doença mental ou psiquiátrica, mas relacionado a transtornos principalmente a alterações nas vias neurológicas da audição, sendo a causa mais comum, a perda auditiva relacionada a idade, podendo também ser secundário a traumatismos do ouvido, tumores do nervo acústico, etc. O zumbido apresenta uma forma aguda a qual dura menos de 6 meses e uma forma crônica, com duração maior que 6 meses; a forma aguda têm maior chance de ser curada que a crônica, na qual ele pode ser amenizado. O zumbido de intensidade baixa em geral causa pouco sofrimento, mas quando é de intensidade moderada a forte, a interferência nas atividades do dia a dia passa a ser importante com redução na qualidade de vida.

O sofrimento gerado pelo zumbido depende não somente de seu componente sensorial (intensidade) mas também de seus componentes afetivo e emocional, isto é, o zumbido é frequentemente associado a asintomas emocionais como incômodo, medo, insônia, ansiedade etc. É importante compreender que na maioria dos casos, o zumbido é uma condição benigna e que pode ser melhorada e que a tolerância ao mesmo, embora demorada, ocorrer e alguns meses ou poucos anos. O tratamento do zumbido encontra-se em fases iniciais, não havendo no presente momento medicamentos desenvolvidos especificamente para zumbido, mas sim um translado para o zumbido, de medicamentos como vasodilatadores cerebrais, relaxante muscular,  medicamentos para dor neuropática (pregabalina) etc. Muito importante no tratamento do zumbido é o tratamento das associações clínicas (comorbidades) como depressão, ansiedade, cefaleia, dor temporomandibular, dor cervical, etc. O enriquecimento sonoro do ambiente é uma terapia não farmacológica, com efeito benéfico e de baixo custo

Video 1 zumbido auditivo. Discute causas e diversos mecanismos como perda auditiva, dieta, dor muscular, fatores metabólicos etc. A perda auditiva é a causa predominante.

 

 

 

Video 2 sobre melhora do zumbido. Embora não existam tratamentos específicos para o zumbido, alguns paciente alcançam melhora o que é um fato encorajador. Aquí são apresentados casos isolados de pacientes que apresentaram melhora do zumbido, assim como os fatores associados a esta melhora; não encorajamos pacientes que façam tais tratamentos de forma indiscriminada, mas, que avaliem o tratamento com seu médico, quando tais componentes estiverem presentes

 

 

Video 3 sobre terapia do zumbido com som ambiente. O som ambiente é uma forma de terapia utilizada no zumbido auditivo,  onde se utiliza sons naturais como vento, cachoeira, chuva etc, durante o dia ou preferentemento durante o sono; o objetivo é de desensibilizar o sistema nervoso e desfocar o zumbido da percepção. Uma fonte de água corrente japonesa, ou tipo feng shui será de grande utilidade, quando instalada ao lado do leito; ela produz um ruído leve, natural e agradável, o qual não interferirá com o sono do parceiro e ajudará no desfoque, principalmente no início do sono. Outra forma de som ambiente são os aplicativos para celular tais como o white noise lite (link abaixo). Mantendo-se o som ambiente durante a noite por longos meses, produzir-se-á uma dessensibilização em várias áreas do sistema nervoso envolvidas no zumbido. O white noise lite é disponível em lingua inglesa, mas, sua plataforma é intuitiva e pode facilmente ser manipulado mesmo sem conhecimentos de língua inglesa; adicionalmente o white noise também é util no tratamento da insônia.

O link do white noise lite:      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tmsoft.whitenoise.lite&hl=en