Acesso ao contéudo
 

Termos de Uso do Site

Termos de Uso do Site

Informação não é conduta nem tratamento. A conduta médica, baseada em anamnese, exame físico, exames complementares e numa hipótese diagnóstica, é complexa. De posse da hipótese diagnóstica o médico tem conduta ou propõe tratamento o mais específico possível, baseando-se nas evidências disponíveis na literatura, e individualiza o tratamento, caso a caso. Há também que serem consideradas as indicações e contraindicações ao tratamento, o qual, uma vez instituído, necessita de acompanhamento a curto ou a longo prazo para que seja avaliado o seu resultado. 

Pelo exposto se conclui que o conhecimento apresentado nas páginas deste site são apenas informações, pois carece das demais etapas da conduta médica. Explicitamente, não indicamos que qualquer pessoa siga o que aqui está escrito, mas que procure discutir o tópico de interesse com seu médico, para que avalie se lhe é realmente adequado. Responsabilizamo-nos pelas condutas que empregamos em nosso serviço, porém não podemos ser responsabilizados pelo uso indiscriminado do conhecimento aqui apresentado.

Medicina baseada em evidências. A maioria das informações que apresentamos são baseadas em evidências ou em guidelines propostas pelas academias ou sociedades médicas; quando as guidelines não são disponíveis nem atuais, damos como referência autores e textbooks de primeira linha (referências abaixo). Um pequeno número de informações são apresentadas como tratamentos emergentes ou novidades (a ETCC por exemplo), e nesse caso salientamos que são terapias ainda sem evidência suficiente para a prática em consultório.

Qualificação profissional. Também é importante frisar que todo o conteúdo aqui divulgado é parte de nossas especialidades e áreas de atuação. Não mencionamos tratamentos nem exames para os quais não estamos qualificados. Igualmente, todos os equipamentos de diagnóstico e tratamento utilizados em nosso serviço encontram-se registrados na ANVISA, sendo utilizados em acordo com normas de segurança nacional e internacional. 

Finalmente, vale mencionar que o conteúdo do site, em geral, valoriza informação, orientações, tratamentos conservadores, mudanças no estilo de vida, os quais são os pilares no tratamento dos transtornos crônicos. Quando mencionamos tratamentos farmacológicos enfocamos basicamente o nível de evidência e segurança, não mencionando doses ou instruções de uso. Os tratamentos tradicionais, complementares e alternativos foram incluídos quando são referendados pelas sociedades, como por exemplo o guideline da liga europeia (EULAR) para fibromialgia, quando cita mindfullness e demais alternativas. Sempre apresentamos a referência quando citamos técnicas dessa categoria, e não fazemos apologia de naturalismo sem evidência científica.

Referências

Amato AA, Russel JA. Neuromuscular disorders, Ebook kindle, 2nd Ed, McGraw Hill , New York (USA) 2015

Baldry PE. Acupuncture, trigger points and musculoeskeletal pain. Elsevier Churchil Livingstone  (London) 3rd Ed, 2005. 

Bowsher D. Mechanism of Acupuncture. In: Filshie J & White A.  Medical Acupuncture a Western Scientific Approach. Elsevier Churchill Livingstone (1998) pp 69-82.

Dick PJ, Thomas PK: Peripheral Neuropathy 4th Ed. Elsevier, Philadelphia (USA)  2005

Kumar MV. Essential orthopedics: principles and practice, 1rd Ed,  Jaypee Brothers Medical Pub, New Delhi (India)  2016

Oh SJ. Clinical Electroneuromyography: Nerve Conduction Studies 3th Ed, LWW, Philadelphia (USA)   2002

Pavlov VA, Tracey KJ. The cholinergic anti-inflammatory pathway. Brain Behav Immun. 2005 nov;19(6):493-9

Yun-tao Ma, Mila Ma, Zang Hee Cho. Biomedical acupuncture for pain management: an integrative approach. Elsevier Churchill Livingstone,  St. Louis (USA) 2005 pp 37-51

White A, Cummings M, Filshie J. An introduction to western medical acupuncture.  Churchil Livinstone Elsevier (London) 2008

Créditos. Sempre procuramos respeitar o direito autoral das imagens aqui expostas. Agradecemos aos sites pelas imagens.

  1. pixabay.com

  2. pexels.com

  3. wellcomecollection.org

  4. br.freepik.com

  •  <a href="http://www.freepik.com">Designed by kjpargeter / Freepik</a>

  • <a href="http://www.freepik.com">Designed by Freepik</a>

  • <a href="http://www.freepik.com">Designed by kjpargeter / Freepik</a>

 

Eloy Cassa

Diretor-técnico da Clínica de Neurologia e Neurofisiologia